segunda-feira, 23 de maio de 2011

III Torneio de Karatê-do Shotokan Tradicional do Monte Líbano

    Foi realizado ontem no Clube Monte Líbano o III Torneio de Karatê-do Shotokan Tradicional. O evento contou com a participação das seguintes academias: Sanches Kan, Projeto Ascatra, Escalada e isso sem contar com os atletas do Clube Monte Líbano, que estavam em peso neste torneio para honrar o nome da academia.
     Todos os atletas de todas as academias tiveram brilhante participação. Desde os menores até os adultos pareciam estar muito concentrados e determinados e competiram com lealdade. O problema não foram os atletas e os seus adversários, o problema mesmo eram em alguns árbitros que estavam julgando mal e dando a vitória para atletas que não mereciam, por muita falta de técnica, mas por serem do Monte Líbano levaram o primeiro lugar.
     Em todo o esporte isso acontece, mas deixo aqui a minha indignação, pois no Karatê não é isso o que se aprende. Justiça, lealdade, respeito, disciplina, persistência e humildade são princípios básicos de uma filosofia que doutrina o corpo e o espírito do ser humano. Esses princípios básicos estão em cada um de nós só basta procurarmos. Não foi o que vi ontem em alguns árbitros, mas em todos os atletas eu vi um pouco de cada aprendizado que eu estou tendo ao longo dos meus treinos como karateca.