sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Karatê dentro e fora do DOJÔ

Foto retirada do site: sagakaratedo.wordpress.com


"E por qual motivo o seu coração está tão apertado a ponto de enfraquecer seu treino?" Pergunta o Sensei daquela Kohai.

"Não sei dizer, Sensei... Só sei que tenho andado por caminhos tortuosos e não me agrado da vida que estou levando fora daqui!" Responde a aluna, com lágrimas nos olhos.

"Aí está o motivo, ou melhor aí estão os motivos. Você mesma os mostrou para mim. Não consegue visualizá-los como eu, mas eles estão bem aí dentro de você, kohai, dentro do seu coração..." Diz o Sensei, com bondade nos olhos e nas palavras.

"O que quer dizer, Sensei? Não consigo entender. Por favor, me explique!" Pede, em tom súplice, a aluna.

Novamente com bondade, mas com firmeza na voz e nas palavras, o Sensei tornou a falar:
"Ao entitular você minha kohai, eu sabia exatamente o que estava fazendo. Percebo sua lealdade ao que pratica e, mais do que isso, percebo sua vontade de estar aqui. Tenho por você o que há muito foi esquecido neste mundo louco do qual fazemos parte, que é o respeito e a consideração, mas por motivos que desconheço e realmente não me interessam, pois vejo que são pessoais, você está se perdendo de nós. Está deixando de lado algo bom para você e que só lhe trouxe benefícios até hoje. Você chora e não sabe perceber os motivos, isso demonstra que você ainda não se conhece nenhum pouco e em vez de progredir, dessa forma que está, você só está regredindo cada vez mais. Seu rendimento está muito abaixo do que poderia estar, porque já vi o seu melhor e sei que este não é o seu melhor. Isso quer me dizer somente uma coisa, você não aprendeu a mais básica das lições: A filosofia do Karatê que praticamos deve ser levada para a nossa vida. O que eu quero dizer com isso? Eu quero dizer que você está sendo pouco inteligente em praticar o karatê apenas nos limites dessas quatro paredes. Os caminhos tortuosos todos nós passamos um dia, mas cabe somente ao nosso livre arbítrio decidir se é lá que ficaremos ou não. A vida que neste momento não lhe agrada faz parte das escolhas que você mesma tem feito, portanto, não esqueça que quando tudo está dando errado é sinal de que você precisa parar e voltar às origens e lá você encontrará onde está o erro para consertar e fazer da sua vida a mais agradável para você viver. Você tem que ser na sua vida o Karatê que pratica, pois só quem pratica, no dojo e também na vida, é que sabe a verdadeira força que ele tem!"

Parece que foi ontem que eu tive essa conversa com o Sensei, mas já faz tanto tempo. Eu acho que se eu vivesse para sempre, jamais esqueceria dessa conversa, pois é nela que me baseio para tomar todas as decisões importantes ou não na minha vida. Domo arigato gozaimashita, Sensei, pela firmeza em seu olhar ao dizer tão sábias palavras carregadas de experiência.

OSS...!