sexta-feira, 19 de agosto de 2011

De quem é a responsabilidade?


Imagine uma competição muito importante para você. Você acredita ter dado o melhor de si para mostrar as suas habilidades e, no entanto, no instante decisivo desta competição que é o resultado, o juiz decide que suas habilidades não foram suficientes para aquela competição. A vitória acaba sendo da adversária ao seu lado e é para ela que a bandeira levanta, mesmo todos percebendo que as habilidades dela estão muito abaixo das suas. É aí que você para e pergunta para si mesma: "De quem é a responsabilidade?" Parece muito óbvio dizer: "O juiz roubou. Eu estava vistosamente melhor que a minha adversária!"

Num primeiro momento, você até tem o direito de pensar assim, mas não permita que esses pensamentos acompanhem você em todos os campeonatos em que for competir, pois não importa o que aconteça você conhece suas habilidades e sabe de sua capacidade e o juiz sabe mais do que você (para isso ele está lá para julgá-lo), tem o poder de decisão e, no que decidir, sempre terá razão.

Se deixar o pensamento de que o juiz roubou sua vitória acompanhá-la ao longo das competições, você nunca vai crescer e amadurecer, além de dizer, indiretamente, que é melhor do que os demais, o que não é verdade, porque no Karatê-do os melhores ainda são apenas bons afinal não estão prontos e acabados e têm muito a aprender.

É como o Sensei sempre diz: "Se você não ganhou agora é porque não treinou o suficiente para estar melhor que sua adversária na competição. É a hora de voltar para a academia e treinar o bastante para não deixar dúvidas ao árbitro e convencê-lo da sua capacidade!"


Se eu quero crescer no caminho marcial eu preciso entender que a responsabilidade dos meus atos não é de ninguém mais além de mim. Eu sou responsável pelos atos que eu tenho. Sei das minhas habilidades, conheço o tamanho da minha capacidade e, mais do que tudo, as minhas limitações e é por esse motivo que eu afirmo que ganhar ou perder não faz diferença na minha vida. O que realmente importa é o que eu posso ter de experiência a partir das minhas responsabilidades como Karateka.