segunda-feira, 6 de julho de 2015

Interpretando o DOJO KUN


ESFORÇAR-SE PARA A FORMAÇÃO DO CARÁTER:

Na busca pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento do meu caráter, que é a característica específica que me diferencia das demais pessoas, o Karatê veio a ser para mim um processo de autodescobertas e de crescimento pessoal, gerando em mim valores como o respeito tanto ao outro como a mim e muita disciplina comigo mesma para desempenhar as minhas funções não só como karateka, mas como cidadã.

FIDELIDADE PARA COM O VERDADEIRO CAMINHO DA RAZÃO:

O Karatê me fez acreditar em algo e ser leal a isso. Hoje eu consigo ter uma direção na minha vida e também já consigo discernir as situações em meu entorno. E tudo isso pelo equilíbrio que eu venho recebendo do Karatê. E além de discernir as situações, eu tento prosseguir no que é certo, na maioria das vezes, mas quando eu não acerto, retorno ao ponto de partida e recomeço tudo outra vez com mais vontade.

CRIAR O INTUITO DE ESFORÇO:

No Karatê, eu pude entender que mais do que o esforço corporal que fazemos nos treinos diários existe o esforço interior que é onde encontramos forças para superar as adversidades que aparecem na vida e é também onde alimentamos as ideias de persistência e otimismo para nunca desistir de absolutamente nada. Desde que eu comecei a treinar a ideia de nunca desistir e sempre persistir por tudo e por todos ficou cada vez mais firmada em mim.

RESPEITO ACIMA DE TUDO:

O Karatê me ensinou, na prática, a tratar as pessoas da forma como eu gostaria de ser tratada, com educação, reverência e cordialidade. Tomando, assim, o devido cuidado para não me anular enquanto ser humano que tem diante de si a obrigação de tomar suas próprias decisões que envolvem tanto o outro como a si mesmo. Uma maneira muito boa que eu encontrei de respeito para comigo mesma é evitar maus hábitos e pessoas desagradáveis que possam me colocar em situações desconcertantes ou até mesmo de risco. Quanto a respeitar o outro, eu pude avaliar que partindo da premissa que ninguém é igual e as pessoas vêm de todas as formas e professando as mais diversas crenças, se queremos respeito temos que oferecer respeito primeiro.

CONTER O ESPÍRITO DE AGRESSÃO:

A violência é algo inerente do ser humano e precisa ser canalizada de alguma forma. Estudos mostram que o ser humano tem em si o instinto animalesco que em determinadas situações se enfurece e quer reagir com ferocidade, mas o Karatê ensina ao seu praticante a prudência e o equilíbrio. Eu não fujo à regra. Sempre fui uma pessoa muito agressiva e desconfiada, sempre me meti em confusão e dava muito trabalho para a minha mãe e para quem tomava conta de mim, no entanto, com os preceitos do Karatê em minha vida, eu fui amadurecendo e modificando meus pensamentos agressivos e substituindo pela vontade cada vez maior de ser uma pessoa melhor.