sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Refletindo...

"Sejam fortes e tenham coragem,
todos vocês que põem a sua esperança em Deus, o Senhor!"
(Sl. 31, vs. 24)

Foto retirada do blog sweetlipstick.blogspot.com
Hoje recebi uma mensagem via facebook que falava das dez lições de vida que um dos grandes lutadores das artes marciais, Bruce Lee, deixou para nós em seu legado. Das dez lições, duas, em especial, chamaram a minha atenção: Tempo e Propósito.

Ao falar do tempo ele dá a seguinte máxima: "Se você ama a vida, não desperdice tempo, é de tempo que a vida é feita" A brevidade dos momentos que nos é proporcionado nessa vida é tão grande que devemos estar atentos a cada simples olhar, um sorriso e um gesto de carinho que dispensam a nós e, dessa maneira, retribuirmos com a mesma gratidão e  o devido respeito que nos é dispensado, deixando de lado as reclamações e os intempéries natos do instinto animal que cada um de nós carrega dentro de si. Se o tempo que temos não é suficiente para suprir tudo aquilo que gostaríamos de fazer, dizer, sentir, pensar, ser e até mesmo sonhar o importante é não perder tempo com as reclamações e aproveitar cada segundo fazendo valer o milagre oferecido naquele dia para nossas breves existências. É importante ser feliz da maneira que podemos ser e não da forma que gostaríamos de ser. É mais importante um sorriso pelo que somos do que pelo que temos...!

Na prática tudo é um pouco mais difícil e mais demorado, mas estar em harmonia com o tempo requer muita paciência com os outros e principalmente conosco, pois convivemos diariamente, segundo a segundo com as nossas próprias dificuldades e limitações, com as nossas alegrias e vitórias, mas também com as nossas tristezas e derrotas. Tudo aquilo que fazemos com sentimento verdadeiro será recompensado pelo tempo, visto que ele é sábio e nos dá a experiência para podermos ter a sapiência diante da caminhada que chamamos de vida.

Foto retirada do blog nuvemdeestrelas.blogspot.com

Na lição propósito, Bruce Lee defende a seguinte máxima: "Viver de verdade é viver para os outros!" A pouco mais de um mês eu achava que viver para mim era o que interessava e que meus interesses vinham em primeiro lugar e se eu não fizesse por mim, ninguém o faria. Esse foi o maior dos meus enganos. Pensar assim me fez acreditar numa autossuficiência que não existe. Ninguém foi feito para viver sozinho ou para viver para si mesmo sem olhar a mais ninguém. Tudo balela... Tudo muito errado... Tudo mais do que supérfluo... Se nada eu fizer pelos outros, aí sim, é que nada será feito por mim. É a lei da vida!

Passei a entender que longe de toda e qualquer hipocrisia, o ser humano não é um ser isolado de todos os outros seres vivos. Ele tem dentro de sua essência o firme propósito que Deus lhe deu ao criá-lo: ser e, principalmente, fazer os outros felizes. Afinal, não há ato de amor mais sublime do que perceber estampado no rosto de alguém um sorriso alegre e um olhar brilhante de felicidade, afinal, não teria graça nenhuma se não tivéssemos alguém para cuidar, motivar e compartilhar todos os nossos momentos, enfim, alguém por quem realmente valha a pena lutar, viver,amar...

Não está nas mãos dos outros o que somos e tampouco o que seremos... Não cabe aos outros o que fazemos e muito menos o que faremos... Cabe, sim, a nós mesmos avaliarmos as nossas escolhas sem esquecer que todo o plantio tem sua colheita obrigatória e que mais do que qualquer coisa, existe uma força maior em que todos nós poderemos sempre contar. Sem esta força nada somos e nada podemos...

"Sejam fortes e tenham coragem,
todos vocês que põem a sua esperança em Deus, o Senhor!"
(Sl. 31, vs. 24)