quinta-feira, 22 de março de 2012

Os dez mandamentos da serenidade

Foto retirada do google.com.br

Eu tive um grande amor em minha vida. O mais puro, o mais verdadeiro, o mais sensato, o mais humilde, o mais sábio, o único... Talvez só um filho realmente seja capaz de trazer novamente ao meu coração a pureza e a verdade de um grande amor. Esse grande amor que eu tive na vida foi o meu avô. Ele me ensinou as bondades e maldades que a vida tem e, mais do que qualquer outra pessoa, ele me protegeu da infecção que contamina o mundo contemporâneo: a falta de sensibilidade às necessidades do outro.

Meu avô fazia parte da Ordem Rosacruz e em quase todas as conversas que eu tinha com ele sempre citava para mim os dez mandamentos da serenidade. Dizia que eu tinha um gênio muito forte e uma personalidade que poucos conseguem ter, mas que precisava dosar mais as minhas palavras e as atitudes que eu tomava nessa vida para com todos, principalmente, com os que eram caros de verdade para mim e por isso citava esses mandamentos. Queria que eu aprendesse alguma coisa com eles.

Sinceramente! Sinto falta do vovô. Ele disse que estaria sempre aqui, mas não está. E hoje eu percebo que o sempre que ele dizia era enquanto ele pudesse estar. São seis meses... seis longos meses que ele se foi e até hoje há uma certa fraqueza na minha voz quando escuto o nome dele ou quando lembro dos nossos momentos juntos. Ele sempre me pedia para não fraquejar e, confesso, que ele estando perto era muito fácil ser forte. Difícil mesmo é estar longe dele sem saber onde ele está ou o que está fazendo, tendo sonhos e lembranças de coisas que jamais voltarão. Eu deveria fincar mais o meu pé no presente, mas gosto de lembrar do passado com o meu avô, pois sinto uma paz muito grande, me faz sentir novamente a essência do amor dele muito próximo de mim... eu sempre vou precisar dele (sempre mesmo)... Que saudade estou sentindo dele... Acho que o aniversário dele amanhã está me trazendo algumas lembranças que estão me deixando assim um tanto nostálgica, mas acho que essa é a hora de fazer a diferença, pois é no fervor das batalhas que se conhece o verdadeiro guerreiro!

Foto retirada do blog misticismoemagia.blogspot.com

Os dez mandamentos da serenidade

1. Só por hoje, tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver todos os meus problemas de uma só vez. 

2. Só por hoje, terei o maximo cuidado com o meu modo de tratar os outros, sendo delicado em meu modos, nao criticando/julgando ninguem, nao tentando melhorar ou disciplinar ninguem senao a mim mesmo. 

3. Só por hoje, me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz, nao soh no outro mundo como neste tambem. 

4. Só por outro, me adaptarei aas circunstancias sem pretender que as circunstancias se adaptem aos meus desejos. 

5. Só por hoje, dedicarei pelo menos 10 minutos de meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me que assim como eh preciso comer para sustentar o corpo, assim tambem a leitura eh necessaria para alimentar a vida de minha alma. 

6. Só por hoje, praticarei uma boa ação sem contar para ninguem. 

7. Só por hoje, se for ofendido em meus sentimentos procurarei que ninguem saiba. 

8. Só por hoje, farei um programa bem completo do meu dia. Talvez nao o execute perfeitamente mas, em todo caso, vou faze-lo. E me guardarei bem das suas calamidades - a pressa e a indecisao. 

9. Só por hoje, serei firme em minha fé de que a Divina Providencia se ocupa de mim como se existisse somente eu no mundo, ainda que as circunstancias manifestem ao contrario. 

10. Só por hoje nao terei medo de nada. Em particular, nao terei medo de gozar do que eh belo e nao terei medo de crer na bondade.