quinta-feira, 28 de julho de 2011

De vez em quando a gente aprende



Eu não sabia o que escrever. As notícias estão um tanto sem graça. Nada empolgante o suficiente para merecer destaque no meu blog. Aos olhos de quem ler este post, talvez pareça muito arrogante da minha parte, mas não é. Precisava de algo impactante, mas percebi que não é esse o meu objetivo ao escrever neste. É como já havia dito antes. Meu objetivo é repassar aos meus leitores o que eu realmente aprendo nos meus treinos e o que acontece no mundo do esporte no qual prima pela disciplina, humildade e pelo respeito primeiramente a si e também aos que rodeiam, sejam eles parceiros ou adversários.
Como estamos no mês das férias e foi decidido que seriam férias mesmo e não treinaríamos na academia durante o mês de Julho. Obviamente eu não gostei, mas, ao contrário do que eu praticava, regras foram feitas para serem cumpridas e não quebradas. Perguntei ao Sensei se nas férias poderíamos treinar juntos (quem quisesse). A resposta dele foi incisiva: "Não só pode como deve." Era tudo o que eu queria ouvir. juntei um grupo de quatro pessoas e ficamos treinando no Bosque aqui da cidade. Foram treinos muito produtivos, visto que eu descobri que posso aprender muito mais se não estiver sozinha. Eu já sabia disso, mas não na prática.
Aprendi o que é verdadeiramente ser humilde, só não sei se já estou preparada para ser assim e isso eu aprendi com os colegas menos graduados, que só baixavam a cabeça e aceitavam tudo o que eu dizia. Muitas vezes me incomodava vê-los apenas baixando a cabeça e dizendo OSS e perguntei se eles realmente estavam concordando e entendendo tudo o que eu estava repassando para eles. Eles disseram que tinham algumas dúvidas e eu perguntei: "Por que vocês não perguntam, só abaixam a cabeça e concordam com tudo?"
A resposta deles me surpreendeu bastante. Eles disseram: "Não é que nós estejamos apenas concordando com você. É que enquanto você está falando nós ouvimos e quando acabar teremos a oportunidade de pedir que você nos tire as dúvidas que ficaram."
Eles são apenas crianças perto de mim, mas não consegui esquecer essa resposta. Eu sempre fui acostumada a questionar a tudo e a todos e simplesmente, de uma hora para outra, eu me vejo em uma situação na qual fiquei totalmente sem palavras. Não sabia nem o que pensar. Foi interessante aprender mais essa lição! Mais do que qualquer notícia, um aprendizado como esse vale muito mais.