sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Faixa preta não é para qualquer um


Quando somos dangai pensamos que é fácil ter a faixa preta na cintura e nos apressamos o máximo possível para chegar até ela. Uns com o objetivo de parar quando chegar nela, pois a vê como o final de toda uma jornada, outros a querem porque entendem que é aí que tudo começa e então se tornam Sensei.

Os que param na faixa preta é porque não conseguem entender o verdadeiro sentido dela. Não alcançam o entendimento que a jornada de um karateka é mais do que alcançar faixas e que estar na faixa preta não significa ser um faixa preta. Mas isso não é tudo. É apenas um lado da história... Ainda têm os que se tornam Sensei!

Como é difícil ser sensei...
As decisões são só nossas e não temos o direito de errar, mesmo sendo seres humanos, afinal, lidaremos com vidas humanas que precisam ser disciplinadas como nós fomos um dia.

Fiquei muito feliz quando meu mestre amarrou a minha faixa preta na minha cintura e prometi para mim que não cometeria com os meus alunos os mesmos erros que foram cometidos comigo, no entanto, não é tão fácil quanto parece ser.

Por maior admiração que meus alunos tenham por mim e outras pessoas falem que eu nasci para coisa, com o passar dos dias eu não me sinto tão capaz quanto deveria. Cometo erros até mais feios do que foram feitos comigo. Acima de tudo, não consigo deixar o meu coração de lado e trabalhar somente com a razão.

Estou com muitas decisões para tomar e me vejo sem algo palpável em minhas mãos para seguir por qualquer caminho que seja. Ontem fui dangai e lutei bravamente para chegar a ser Sensei e hoje percebo quão difícil era e é a tarefa do meu mestre em guiar um ser humano com sua própria identidade e opinião.

OSS...!