quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ashi Bumi - Postura de guerreiro

Um dia um grande amigo (também seguidor das artes marciais como eu) me disse: "Você deve seguir seu mestre, mas honrar o caminho que escolheu. Deve ouvir o mestre, mas amar a arte. Deve lutar pelo mestre, mas morrer pelo caminho." Hoje em dia já nem falo mais com esse amigo (perdemos o contato), mas onde quer que ele esteja poderá sentir-se muito feliz com a contribuição que proporcionou ao meu crescimento como seguidora das artes marciais.

Consigo, sem dúvida nenhuma, visualizar o que um dia ele quis que eu percebesse. Não é ao ser humano que devemos estar sempre ligados, mas a nós mesmos e aos nossos princípios. Sim, são os princípios a nos levar a algum lugar melhor do que este pelo qual nos acostumamos a viver... O ser humano a quem seguimos é falho como todos os outros. Por mais que estejam muito a frente de nós em conhecimentoe  amadurecimento, ainda são seres humanos dotados de erros e acertos igual a cada um de nós, enquanto que os princípios (falo juntamente de sonhos, sentimentos, pensamentos e conhecimentos) são as únicas coisas que desta vida levaremos e pelas quais devemos realmente nos entregar por completo, pois só assim conheceremos a plenitudede nossas virtudes e de nossas limitações.

Relendo os meus guardados, sem nada para fazer nas férias, abri o meu caderno exatamente na página em que ele me disse que eu precisava ter uma postura melhor se realmente quisesse seguir este caminho, porque muitas vezes nos perdemos pelo meio da caminhada e, junto, acabamos por perder o que temos de melhor: a nossa essência e tudo o que dela nos faz melhor. Acredito que tudo o que o meu amigo tentou me dizer numa das nossas últimas conversas, hoje já consigo absorver e perceber melhor as coisas e pessoas que me rodeiam.

Reconheço o quão imatura eu estava sendo em não reconhecer, naquele momento, a grandiosidade dessa visão, no entanto hoje eu enxergo que meus defeitos foram apenas defeitos e não arranjo desculpa para nenhum deles, apenas estou tentando consertá-los e tenho conseguido com louvor. Meu caminho é um só e nele vou vivendo até não poder mais enxergar não o meu dedo apontando para a Lua, mas não poder mais enxergar o brilho da Lua a me guiar. O meu caminho é o caminho do OSS (superação), enquanto vida eu tiver, ninguém tirará de mim o que eu tenho de melhor: minha capacidade de sonhar, amar e cada vez mais me superar.

"Devo seguir meu mestre, pois ele é como um dedo apontando para a Lua, mas não posso me prender jamais a este dedo, senão jamais chegarei a enxergar o verdadeiro brilho do luar!"

OSS...!

Do dia de hoje...