terça-feira, 30 de maio de 2017

A FRAQUEZA E A HUMILDADE


Em outra postagem, aqui neste blog, falei sobre a dificuldade em ser sensei, sobre a responsabilidade de conduzir indivíduos com suas próprias características e especificidades e também sobre o peso de não poder errar.

Eu estava enganada, até mais do que eu poderia supor. Não é porque você chega à faixa preta que você passa a ser alguém sobrenatural e perfeito, totalmente livre dos erros e defeitos. Muito pelo contrário, é neste momento que se percebem as lacunas que ficam mais evidentes em nosso caráter de acordo com cada aluno que passa por nossa vida e através de cada treino que é ministrado.

Ontem eu vi meu mestre errar no meio de um kata e pedir desculpas e recomeçar a fazer o mesmo kata. Inicialmente não entendi por que o pedido de desculpas dele mexeu tanto comigo e foi então que parei para pensar... Passei algumas horas analisando aquele gesto e compreendi que de onde eu vim não era permitido pedir desculpas, o importante era não errar.

Jamais havia visto um faixa preta (de qualquer arte marcial) ter esse tipo de atitude. Jamais havia visto algum faixa preta admitir seu erro a tal ponto de chegar a pedir desculpas pelo mesmo, afinal, de onde eu vim, aceitar seu próprio erro ou pedir desculpas torna-se um ato de fraqueza. E parando, agora, para analisar, não creio que seja dessa forma, pois atitudes como essas não tem fundamento algum.

Com tal gesto do meu atual mestre, eu aprendi que este é o verdadeiro ato de humildade que prega o Karatê-do Shotokan. Errar é humano e é com os erros que se aprende a ser melhor e, ainda que seja difícil admitir um erro, lembre-se que você é um faixa preta, sensei, que muitos se inspiram em você e que palavras ensinam, mas os exemplos arrastam.

OSS...!