segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Não é a faixa... É VOCÊ...



Mais importante do que a faixa que você carrega na cintura é o sentimento que leva no coração por tudo aquilo que faz na vida e, principalmente, por quem faz. Se você faz pelos outros não consegue perceber a imensidão que seria cada ação tomada e cada palavra proferida se estivesse fazendo por si próprio. Se você faz por si é certo que sempre dará o seu melhor, mesmo que não saia exatamente como planejou.

Faz exatamente cinco anos que eu fiz uma escolha na vida e, nos últimos dois meses, olhando para trás, tenho percebido que apesar de todos os pesares que têm acontecido eu sou muito feliz, pois fiz a escolha certa, a escolha mais acertada de toda a minha vida. Tudo o que eu precisava para ser uma mulher completa e mais madura eu consegui através dos ensinamentos do Caminho Marcial.



Não foi a evolução das faixas que eu ganhei. Essa graduação eu percebo como um incentivo para os seus praticantes e mais nada além disso. Ela serve para amarrar o Karate-gi que usamos, é um adorno, que faz parte de nossas vestimentas dos constantes treinos e mais nada. O que mudou foi dentro de mim e não foi pelas faixas que fui conquistando, foi pura e simplesmente pelo entendimento que fui adquirindo na constância dos treinos e nas decepções com as inúmeras limitações que me foram aparecendo ao longo dessa trajetória.

Ninguém sabe... Ninguém nunca saberá... Os sorrisos e as aflições que passam todos nós, atletas competidores e atletas samurais, e o quanto todos esses momentos, bons ou ruins, trazem de maturidade para as nossas vidas. No coração pulsa a novidade de como vamos ficando diferentes e, mais ainda, conseguimos sentir isso e mostrar isso para as pessoas sem orgulho ou vaidade. Comigo, particularmente, foi assim... No início eu era uma pessoa totalmente desnorteada e sem muita noção da realidade fora do meu 'mundinho', acreditava em tudo e em todos, acreditava que tudo são flores e que todos fariam o mesmo bem que eu dispenso a todos ao meu redor, mas as coisas não são exatamente como eu achava...

  
Precisei levar uns 'sacodes' da vida, literal e figurativamente, para poder aprender e entender de uma vez por todas que mesmo me decepcionando demais com as pessoas eu sempre terei a oportunidade de sorrir em cada amanhecer de um novo dia... que mesmo eu não tendo a capacidade de fazer mal a ninguém, nem todos serão assim... que mesmo eu acreditando nas coisas, pessoas e situações, eu tenho que desacreditar, porque o ser humano é um ser totalmente imperfeito... mas, acima de tudo, eu enxerguei o maior de toos os ensinamentos me dado de presente até hoje pela vida, que me diz que os meus valores independem dos valores das outras pessoas...

Eu fui leal até onde pude ser, mas tenho a certeza de que a minha lealdade foi maior comigo mesma. Eu sei que tudo o que eu fiz não teve nada a ver com o que diziam de mim ou para mim. É como eu sempre disse: Se um dia tiver de me afastar, eu farei isso sem medo de voltar, porque eu sei das minhas escolhas, sei o que vem ao meu coração e mais do que isso, sei que eu não faço nada por fazer... meus objetivos estão sempre em primeiro lugar, mas não é por isso que eu vou me atropelar e fazer tudo sem pensar, sem sentir verdadeiramente no meu coração o que está sendo feito.


O ser humano me assusta numa proporção tão grande que não encontro palavras agora que me ajudem a explicar, mas é incrível como tenho pensado numa frase que eu formulei há alguns dias: "Eu sinceramente não me decepciono com o que as pessoas são, mas sim com o que elas tentam parecer para mim...!" (Amanda Alcantara, 2012). Isso aconteceu comigo faz pouco tempo, pois desmascarei, sem querer, pessoas muito queridas para mim. Pessoas que estavam cercadas pelo meu amor verdadeiro, mas que com um simples ato impensado me mostraram o que são realmente.

Esses anos todos me ajudaram a crescer como em nenhum outro momento da minha vida, mas também posso afirmar que os últimos dois meses longe de tudo e de todos têm sido de grande valia para o meu crescimento pessoal.... Pude perceber algumas verdades que não era possível enxergar quando estava dentro, mas isso tem sido renovador para mim. Hoje eu sou faixa marrom, querendo muito alcançar a preta, mas ainda tem longa estrada e sei que quando alcançar ainda terei muito mais e sempre mais e mais, mas lá na frente, quando eu olhar para trás e enxergar o quanto o meu diamante pessoal foi lapidado, simplesmente estarei mais feliz e realizada do que nunca, porque verei um sonho realizado e uma porcaria de burocracia cumprida... Não foi a faixa que hoje eu tenho que me deu esse aprendizado. Esse entendimento quem me deu foi a constância da minha luta pessoal em querer melhorar o meu espírito.

OSS...!