quinta-feira, 11 de agosto de 2011

E lá vem a soberba...



Todas as vezes em que estou frente a frente comigo mesma percebo a diferença que há entre os meus objetivos e os objetivos dos meus colegas de treino. Com isso, começo a achar que sou melhor do que eles, pois estou mais perto de seguir os ensinamentos do Sensei. Às vezes nem percebo o quão estúpida eu consigo ser até comigo mesma e com as coisas que eu acredito, porque quero ser e saber sempre mais do que os outros.

Vendo por esse lado das minhas atitudes, começo a perceber que ainda não consegui alcançar nem um terço se quer dos ensinamentos que meu Sensei tem tentado passar para mim. Se eu escolhi um caminho deveria fazer jus a ele, mas não é isso que tem acontecido. Simplesmente quando percebo que já sei um pouco mais do que os demais que treinam comigo eu os trato diferente, ponho os meus aprendizados acima de tudo e de todos sem ter a devida preocupação com o que os meus colegas podem acrescentar aos meus conhecimentos mesmo sendo menos graduados que eu.

Estou sendo estúpida e não é de agora que percebo esta falha em mim. Será que não consegui absorver nada sobre a humildade que um guerreiro marcial precisa ter? Qual caminho devo seguir daqui para frente? O que aconteceu com o 'ser superior aos demais sem mostrar isso com soberba e desprezo'? Esse será mais um desafio tão grande e importante quanto os outros que tenho percorrido da minha jornada nas artes marciais.


Sim! Ainda há dúvidas no que eu devo fazer, mas se consegui modificar muitas coisas ao longo desses anos de muita dedicação ao Karatê-do, tenho certeza de que, mesmo arduamente, conseguirei encontrar o melhor caminho para trilhar. De uma coisa eu tenho certeza: objetivos diferentes não denotam a superioridade ou a inferioridade de ninguém, por mais grandiosos que estes sejam (ainda bem que percebi isso a tempo de terminar este post). OSS...!

3 comentários:

  1. O maior inimigo a ser vencido no Caminho Marcial é o Ego.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu post, mas eu também não gostei que você se achava melhor que os outros, mas ainda bem que você parou com isso.

    ResponderExcluir
  3. São apenas exemplos que estou dando. Quem não têm erros não se recicla. Quem não tem falhas, não é capaz de crescer e nem de amadurecer! Obrigada por comentarem em meu blog. OSS!

    ResponderExcluir